top of page

RITIDOPLASTIA/LIFTING FACIAL

Pré-operatório

     Ritidoplastia, lifting facial ou cirurgia do rejuvenescimento facial serve para corrigir o envelhecimento da face a pele começa a sobrar devido a flacidez, a face começa a perder volume e sulcos tornam-se mais proeminentes. A ritidoplastia reduz ou corrige  estas condições e dá ao paciente uma aparência mais jovial.

        Ela consiste em remover do excesso de pele da face, fazer o estiramento da mesma e músculos da face e do pescoço.

   Frequentemente é realizada associada a outras cirurgias faciais, como elevação das sobrancelhas, tratamento da região frontal, blefaroplastia (cirurgia das pálpebras), mentoplastia (cirurgia do queixo), lipoaspiração local ou rinoplastia (cirurgia do nariz). Não há idade para sua indicação; a mesma pode ser feita quando os sinais de envelhecimento estiverem presentes.

      No pré-operatório necessário documentação fotográfica, assim como analisar a qualidade da pele da face, observando manchas, rugas, grau de flacidez, alergias,  testes musculares da face e cervical e suas amplitudes,  verificar se possui maquiagem definitiva e sua influência na cirurgia.

      Faz-se necessário uma limpeza de uma a duas semanas antes do procedimento cirúrgico. Trabalhos de fortalecimento facial em especial dos orbiculares são benéficos para amenizar possíveis  quedas das pálpebras. Drenagens linfáticas, peelings e hidratações.

Fumante, seria interessante interromper por pelo menos quatro semanas antes da cirurgia e após desta. O cigarro interfere com a boa oxigenação dos tecidos e atrapalha a cicatrização.

Evitar exposição solar prolongada por pelo menos duas semanas antes da cirurgia.

pós ritido

Pós-operatório

     No pós-operatório de ritidoplastia:

* Característica principal cuidado na  região auricular.

* Movimento de rotação do pescoço estão restritos por uma a duas semanas. Devendo dormir apenas em decúbito dorsal (barriga para cima) com estabilizadores na cabeça.

* Iniciar o atendimento no terceiro  dia pós cirurgia, contando o dia da cirurgia ou quando o médico liberar.

* A face geralmente está bem edemaciadas (inchadas), as vezes com equimoses (roxos) próximo as incisões. Com as orelhas mais sensíveis.

* Paciente será avaliado e documentado no primeiro dia de atendimento  e terá seu diagnóstico fisioterapêutico conforme este dia.

* Indicado 5 a 10  sessões de atendimento em um intervalo de 2 a 4 semanas, porém esse número é variável de acordo com a avaliação fisioterapeutica do primeiro dia e da evolução dia a dia do paciente.

* Orientações e demonstrações de posicionamentos, posturas e movimentações são indispensáveisl ao paciente e aos acompanhantes.

* Cuidados com curativos e higienização dos mesmos quando necessário e a pedido médico.

* Drenagem linfática manual em todas as sessões.  Dominamos diversas técnicas (Leduc - Godoy - Vodder) com formação internacional, e realizamos treinamentos constantes com a equipe a fim de manter a qualidade e perfeição do atendimento.

* Uso de  faixa compressiva facial por 15 dias constantemente, e mais 15 intercalando em períodos até chegar aos 30 dias, dependendo da evolução do paciente.

* Pode-se usar Kinesio taping para auxiliar na  diminuição do edema, desconforto e dar mais sustentação  a pele.

botao-whats.png
bottom of page