MASTOPEXIA
Pré-operatório
Mastopexia refere-se a um grupo de intervenções cirúrgicas eletivas destinadas a levantar ou mudar a forma dos seios de uma pessoa. A mastopexia pode envolver o reposicionamento da aréola e do mamilo, assim como o levantamento do tecido mamário e remoção de pele.
A fisioterapia entra como coparticipante de qualquer processo cirúrgico. No pré operatório o paciente será avaliado, orientado e preparado para a cirurgia, conforme suas limitações atuais e conforme o procedimento cirúrgico que irá se submeter.
Neste caso de mastopexia é bem provável que paciente já apresente um desvio postural considerável devido ao peso das mamas ou baixa autoestima que leva ao padrão cifótico (encolhimento). No pré operatório deve-se trabalhar muito o fortalecimento e alongamento dos peitorais, assim como os trapézios romboides e subescapulares.
Trabalhos que estimulem a circulação aureolar, como eletroterapia e hidratação do tronco com mamas são bem vindos.
Exercícios respiratórios e para de fumar no mínimo 30 dias antes e depois da cirurgia são obrigatórios.
Pensando na melhor cicatrização uma boa orientação nutricional auxilia no trato digestivo e prepara a nutrição celular. Alimentos ricos em açúcar devem ser evitados afim de evitar oxidação e a liberação de radicais livres que não auxiliam na futura cirurgia. Estudos vem trazendo pontos positivos em relação a combinação de nutricosméticos usados ante e após as cirurgias.
Pós-operatório
No pós-operatório de mastopexia:
* Característica principal cuidado na coloração aureolar e nas interseções das incisões.
* Movimento dos braços fica restrito por 2 a 3 semanas, a pequenas extensões (90º) e abdução (abrir os braços 45º), o suficiente para ventilação e higienização axilar.
* Iniciar a atendimento no terceiro dia pós cirurgia, contando o dia da cirurgia. Ou quando o médico liberar.
* As mamas geralmente estão bem edemaciadas (inchadas), às vezes com equimoses (roxos) próximo as incisões.
* Paciente será avaliado e documentado no primeiro dia de atendimento e terá seu diagnóstico fisioterapêutico conforme este dia.
* Realizar testes de perfusão aureolar. E continuar com exercícios em casa.
* Indicado 5 a 10 sessões de atendimento em um intervalo de 2 a 4 semanas, porém esse número é variável de acordo com a avaliação fisioterapêutica do primeiro dia e da evolução dia a dia do paciente.
* Orientações e demonstrações de posicionamentos, posturas e movimentações, faz-se indispensável ao paciente e aos acompanhantes.
* Cuidados com curativos e higienização dos mesmos quando necessário e a pedido médico.
* Drenagem linfática manual em todas as sessões. Dominamos diversas técnicas (Leduc - Godoy - Vodder) com formação internacional, e realizamos treinamentos constantes com a equipe a fim de manter a qualidade e perfeição do atendimento.
* Uso de sutiãs modeladores 60 a 90 dias. Preferencialmente de alças largas.