GINECOMASTIA
Pré-operatório
Ginecomastia é o aumento excessivo das mamas masculinas, devido a algum distúrbio hormonal. É um problema mais comum do que se imagina, atinge mais de 40% dos homens em uma ou ambas as mamas, podendo causar vergonha e baixa autoestima . A cirurgia é indicada conforme o grau que o se encontra a mama.
No pré operatório estimula-se o fortalecimento do peitoral e alongamento de tronco. Dependendo da abordagem que será a cirurgia torna-se necessário um preparo circulatório em aureolas para auxiliar na circulação pós-cirurgia
Pós-operatório
No pós-operatório de ginecomastia:
* Característica principal cuidado na coloração aureolar.
* Movimento de membros superiores (braços) fica restrita por 15 dias a pequenas extensões, o suficiente para ventilação e higienização axilar.
* Iniciar o atendimento no terceiro ou quarto dia pós cirurgia, contando o dia da cirurgia.
* O paciente será avaliado e documentado no primeiro dia de atendimento e terá seu diagnóstico fisioterapêutico conforme este dia.
* Indicado 5 a 10 sessões de atendimento em um intervalo de 2 a 4 semanas, porém esse número é variável de acordo com a avaliação fisioterapeutica do primeiro dia e da evolução dia a dia do paciente.
* Orientações e demonstrações de posicionamentos, posturas e movimentações, faz-se indispensável ao paciente e aos acompanhantes.
* Cuidados com curativos e higienização dos mesmos quando necessário e a pedido médico.
* Drenagem linfática manual em todas as sessões. Dominamos diversas técnicas (Leduc - Godoy - Vodder) com formação internacional, e realizamos treinamentos constantes com a equipe a fim de manter a qualidade e perfeição do atendimento.
* Eletroterapia geralmente inicia de 5 a 10 dias de pós cirurgia, variando conforme a avaliação fisioterapeutica e a necessidade cicatricial do paciente no momento do atendimento, visto a cada dia desde o início de sua reabilitação. disponibilizamos vários recursos para serem utilizados: laser, ultra sons, endermo, ozônio em alta frequência, carbox, radiofrequência.
* Uso de modeladores que protejam o tórax ou faixa por 30 a 60 dias dependendo evolução da cicatriz.