COXOPLASTIA
Pré-operatório
Cirurgia que retira o excesso de pele das coxas, a extensão do corte pode variar conforme a flacidez de pele da região. Pode ser feita tanto em homens quanto em mulheres, muito usada em pacientes que perderam muito peso ou possuem alguma deformidade na região.
A fisioterapia entra como coparticipante de qualquer processo cirúrgico. No pré operatório o paciente será avaliado, orientado e preparado para a cirurgia, conforme suas limitações atuais e conforme o procedimento cirúrgico que irá se submeter.
No pré-operatório fortalecer membros inferiores e alongamentos , hidratar e esfoliar a pele na região que irá receber a cirurgia.
Uma boa orientação nutricional também seria bem vinda auxiliando o trato digestivo e preparando a nutrição celular. Alimentos ricos em açúcar devem ser evitados afim de evitar oxidação e a liberação de radicais livres que não auxiliam na futura cirurgia. Estudos vem trazendo pontos positivos em relação a combinação de nutri cosméticos usados ante e após as cirurgias.
Outro item é o preparo respiratório, assim como parar de fumar no mínimo 30 dias antes e depois da cirurgia.
Pós-operatório
No pós-operatório de coxoplastia:
* Característica principal cuidado na umidade e movimentação na região inguinal.
* Movimento de abdução (abertura) das pernas fica restrito por 15 dias a pequenas extensões, o suficiente para ventilação e higienização intima
* Iniciar o atendimento no terceiro ou quarto dia pós cirurgia, contando o dia da cirurgia.
* Paciente será avaliado e documentado no primeiro dia de atendimento e terá seu diagnóstico fisioterapêutico conforme este dia.
* Indicado 10 a 15 sessões de atendimento em um intervalo de 3 a 5 semanas, porém esse número é variável de acordo com a avaliação fisioterapeutica do primeiro dia e da evolução dia a dia do paciente.
* Orientações e demonstrações de posicionamentos, posturas e movimentações, são indispensáveis ao paciente e aos acompanhantes.
* Cuidados com curativos e higienização dos mesmos quando necessário e a pedido médico.
* Drenagem linfática manual em todas as sessões. Dominamos diversas técnicas (Leduc - Godoy - Vodder) com formação internacional, e realizamos treinamentos constantes com a equipe a fim de manter a qualidade e perfeição do atendimento.
* Eletroterapia geralmente inicia de 7 a 10 dias após a cirurgia, variando conforme a avaliação fisioterapeutica e a necessidade cicatricial do paciente no momento do atendimento, visto a cada dia desde o início de sua reabilitação. disponibilizamos vários recursos para serem utilizados: laser, ultra sons, endermo, ozônio em alta frequência, carbox, radiofrequência.
* Uso de modeladores de perna total ou faixa por 40 a 60 dias dependendo evolução da cicatriz.